(Consumidor) Discutidos compromissos para implementação de S.I.M. em Joaçaba
Legalmente o S.I.M. já existe, por disposição da Lei n. 2.908/03 e Decreto n. 2.424/03, faltando a efetiva operacionalização do sistema, cuja fiscalização ficará a cargo de veterinário contratado pela Prefeitura Municipal.
O T.A.C. que será assinado ainda nesta semana estipulará o prazo de 30 dias para regularização do Sistema.
Paralelamente, ficou acertada a indicação de 6 meses para construção e instalação do Centro Regional de Comercialização, que tem por objetivo unir e organizar o comércio de produtos agrícolas da região, notadamente de Joaçaba.
A reunião contou com a participação dos secretários da Saúde e Agricultura, coordenador da CIDASC e técnicos da Vigilância Sanitária e EPAGRI, que desde já assumiram compromissos de organização e orientação do novo sistema que será implementado.
De qualquer forma, mantida a proibição [por força de legislação federal e estadual] de qualquer comércio de produto de origem animal que não tenha inspeção sanitária, com fiscalização a cargo das instituições que participam do PROGRAMA DE PROTEÇÃO JURÍDICO-SANITÁRIA DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL.